domingo, 30 de agosto de 2009

Tecnologia para deficientes

Uma feira, no Rio de Janeiro, apresentou na semana passada novidades que podem facilitar a vida de quem tem deficiência física e mora numa cidade grande. Dentre os destaques estão um mouse eletrônico, que permite a uma pessoa que não tem o movimento dos braços utilizar um computador.

O equipamento é controlado por condutores de energia, presos ao rosto, que detectam os movimentos do olho (para cima, para baixo ou para os lados) e recebe os sinais captados, clicando automaticamente nas letras que se deseja digitar.

Os portadores de deficiência visual já podem se sentir mais confiantes para caminharem sozinhos. Já existe uma bengala eletrônica que, através de sensores, reconhece obstáculos a uma distância de até quatro metros.

Já os cadeirantes tem a sua disposição uma nova forma de mobilidade, sobre três rodas. É um triciclo motorizado, em que a cadeira de rodas é o próprio assento do piloto, e se encaixa num dispositivo, onde fica presa. No mais parece motocicleta. A invenção já foi aprovada pelo Inmetro e pelo Detran.

SOBRE A FEIRA

A 1ª Feira Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Rio de Janeiro é uma realização do Instituto Muito Especial com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e aconteceu na semana passada, na capital fluminense. Dentre os seus principais objetivos estavam:


• Exibir pesquisas e protótipos das inovações;
• Disseminar a importância do estimulo à pesquisa e desenvolvimento de Tecnologia Assistiva no Brasil;
• Difundir o conceito da Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência;
• Viabilizar o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre pesquisadores;
• Divulgar e promover as tecnologias de serviços e produtos já expostos no país;
• Difundir experiências inovadoras, como um instrumento facilitador no processo de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência.

Com informações do site do Jornal Nacional, no Portal G1.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O zun zum zum do Flausino



Há alguns dias, dividi com os leitores deste espaço a minha alegria por entrevistar o vocalista do Jota Quest, Rogério Flausino. Naquela ocasião, revelei algumas curiosidades e os bastidores do encontro. Hoje, por sua vez, chegou a hora de mostrar o resultado do nosso papo: Rogério fala do lançamento do CD em espanhol, dos diferenciais do "La Plata" - que é, por autodefinição, o trabalho mais ousado da banda - e também sobre as novas plataformas de comunicação, entre outros assuntos.
A matéria foi publicada na primeira edição da revista Zun Zun Zum, que circula nas cidades de Salto, Itu e Indaiatuba (SP). A publicação é voltada a personalidades, vida social e famosos e é a primeira deste segmento na região.
Até então, este nicho de mercado era ocupado apenas por veículos nacionais como Caras, Quem, Contigo!, Vogue RG e IstoÉ Gente.
Se os leitores me permitem uma opinião sincera, a qualidade visual e de conteúdo desta edição impressiona e se equipara à das publicações já citadas, fiquei com um PUTA ORGULHO de ter participado deste primeiro número. Não posso prever o futuro, mas é provável que este seja apenas o início de uma "brilhante parceria", fazendo alusão ao editorial publicado.
Dito isto tudo, vamos ao principal: para ver a íntegra da entrevista com o Flausino, clique aqui para baixar o arquivo. Desde já, deixo claro que as opiniões e comentários - mesmo os desfavoráveis, se houverem - sobre esta matéria serão muito bem vindos. Aproveito, mais uma vez, para agradecer a todos que, direta ou indiretamente, contribuiram - e torceram - para que este sonho se tornasse realidade.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Uma imagem vale mais que mil palavras


O brasileiro resolveu manifestar seu repúdio ao Senado Federal - fonte de tantas e incontáveis notícias "indigestas" nos últimos tempos - com bom humor. Tirem suas próprias conclusões...

Observação importante: Bom humor é sempre bem vindo, mas tem hora certa. Cabe a nós, profissionais de imprensa, a importante tarefa de garantir que o assunto seja tratado com a seriedade que merece. Para tanto, é preciso impedir que o assunto caia no esquecimento, mantendo a população bem informada. Só assim essa máfia vai ter um troco à altura, quando o resultado das urnas for divulgado em outubro / 2010.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O sagrado direito à privacidade

Sem dúvida nenhuma, a internet é uma das mais importantes invenções de todos os tempos. Certamente, eu gastaria tempo considerável aqui se resolvesse listar os benefícios e confortos advindos da nova tecnologia. Fronteiras físicas foram abolidas, aproximando pessoas com interesses em comum, independente de onde se esteja.
O veículo é também uma importante ferramenta de comunicação, trazendo aos seus usuários informações "em tempo real". Isso sem falar na febre dos comunicadores instantâneos (msn) e redes sociais (orkut). A mais nova febre atende pelo nome de twitter, uma espécie de micro-blog que caiu no gosto de pessoas - inclusive os artistas - e empresas.
Com isso, parece óbvio dizer que as pessoas estão cada vez mais superexpostas. Seja por uma conversa via msn, ou chat, o acesso a intimidade nossa de cada dia está mais fácil. Aí que mora o perigo. Se você é famoso, deve redobrar os cuidados: por dinheiro, algumas pessoas usam de técnicas pouco éticas para capturar artistas em momentos íntimos. A partir daí, tem início um leilão da sua privacidade
O fato é que, mesmo sendo uma atitude condenável, os olhos da sociedade se voltarão para quem foi "pego" e não para quem arquitetou a estratégia. Com isso, fica evidente uma inversão de valores. Quando o assunto é legislação, a internet ainda engatinha, mas uma coisa é certa: é preciso mudar!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Vai dizer que o tempo não parou, naquele momento...




Minha semana começou de forma absolutamente mágica. Sete dias antes, eu descobrira que depois de dois anos (quase) exatos o Jota Quest estaria de volta em Sorocaba, desta vez com a turnê "La Plata". A partir daí, tinha início um "ritual", que sempre pratico quando decido frequentar eventos deste porte: descobrir os contatos da organização para verificar se as condições de segurança e acessibilidad
e "permitem" que um cadeirante consiga se divertir, sem enfrentar algum tipo de problema.
Havia também outro item do qual eu não poderia me esquecer: conseguir uma carona. Por último, eu vi despertar uma vontade que já estava algum tempo adormecida: entrevistar o Rogério Flausino. Se o esclarecimento se faz necessário, devo dizer que já há algum tempo acompanho - e admiro - a trajetória da banda. A conversa com o vocalista era, antes de tudo, um projeto pessoal, que eu vinha tentando - sem muito sucesso - há pelo menos dois anos.

Eis um resumo rápido da semana pré-show: as primeiras pessoas a me oferecerem carona tiveram um pequeno contratempo e não puderam ir. Consegui os contatos da empresa que ofereceu o show e mandei um e-mail solicitando minha credencial de imprensa. A resposta não vinha.
Mas, já na sexta-feira, a situação começa a melhorar. Sem que eu precisasse fazer muito esforço, os problemas se dissolveram. A liberação da credencial foi conquistada com apenas um telefonema. Na noite de sábado, eu tinha outras duas ofertas de carona. Optei por ir com a pessoa com quem havia me comprometido primeiro. Começava aí um domingo mágico...
Posso afirm
ar que ganhei vários presentes antecipados neste 2/08/2009. O primeiro foi finalmente poder conhecer "em carne e osso", "tete a tete", "cara a cara" a Michelle - uma amiga virtual tão ou mais "jotamaníaca" do que eu. Informo a vocês que ela já foi em apenas 36 shows da banda (e eu todo feliz porque era o meu sexto, risos). Também devo destacar quão gente boa é o marido dela, o Ramiro - que ela gentilmente "me emprestou" para fazer companhia na área vip, sem esquecer da irmã e da amiga bacana.
Somam-se à boa companhia, a beleza do PARQUE DAS ÁGUAS (embora eu seja natural de Sorocaba, eu não conhecia o local) e a completa infraestrutura disponibilizada pelo Poder Público e Telefônica. Deixo aqui meus parabéns a toda organização do evento.
Chegamos cedo: o início do show estava marcado para às 17h, mas três horas antes já estávamos lá. Com isso, ganhamos outro presente: pudemos acompanhar, junto com outras pessoas que lá estavam, a passagem de som (ensaio) para o show. Descobrimos, em primeira mão, as canções que seriam interpretadas em duetos. Foi, praticamente, um show extra.
A grande hora se aproximava e fomos eu e Ramiro para a área vip. A medida que o tempo passava, mais e mais pessoas chegavam. É impossível descrever os momentos que se seguiram. Além dos sucessos do Jota, o público foi presenteado com o talento de Toni Garrido e Ana Cañas, interpretando canções próprias e de outros grandes nomes da nossa música. Foi um espetáculo marcado pela tranquilidade.
Quando as luzes se apagaram, só me restava esperar pela coletiva. Fomos para a porta do camarim, onde descobrimos que a imprensa seria atendida em pequenos grupos. Talvez eu nem tivesse sido recebido (esses momentos pós-show são um tanto burocráticos), não fosse a intercessão do Toni Garrido (valeu demais cara!).
Assim que ele deixou a sala de entrevistas, Ramiro perguntou se ele podia tirar uma foto comigo, pedido este que foi quase prontamente atendido: bem-humorado, ele perguntou se eu podia ser um cavalheiro e esperar ele fotografar primeiro com duas meninas que também estavam esperando.
Logo depois, ele veio ao meu encontro e eu aproveitei a oportunidade para dizer que era jornalista. Perguntei a ele se podia entrevistá-lo ali mesmo, uma vez que eu já estava aguardando há um tempo. Assim que terminou de responder as perguntas, ele pediu que eu fosse recebido. Assumiu a direção da minha cadeira, abriu passagem e me levou até a sala onde estavam Rogério e Ana Cañas.
Lá dentro, encontrei um Flausino simpaticíssimo e totalmente descontraído. Ele me pede um minuto para pegar uma cadeira e senta-se ao meu lado. Quebrando o protocolo - a informação de bastidor era que cada veículo poderia fazer apenas duas perguntas - começamos a conversar sobre diversos assuntos, como o CD em espanhol e as expectativas para o Prêmio Multishow. Passaram-se alguns minutos, que para mim pareceram horas, até que alguém sinalizou que eu não tinha mais tempo. Rogério, muito educado, ainda pediu desculpas pela correria.
Só então me dei conta do que havia acabado de acontecer. Embora mais pessoas estivessem naquele local, a sensação que eu tinha era a de que estávamos só eu e ele, apenas. Rogério, certamente, deve estar acostumado a atender muitas pessoas depois dos shows - e ele faz isso com extrema desenvoltura - mas ele não tem noção do que aqueles minutos significaram para esse "jorfãlista" que vos escreve. Com toda certeza, o tempo parou naquele momento.

PS 1: Para ler a entrevista, clique aqui.

PS 2: Estava eu escrevendo este post, quando descobri que esse show foi muito marcante também para o Flausino. Ele postou uma mensagem supercarinhosa no blog oficial da banda, agradecendo o público sorocabano. Nós é quem temos que agradecer pelos momentos mágicos. Deste 2 de agosto, ficam na memória momentos únicos. Mas, como a vida tem que continuar, resta-me esperar pelo próximo show (e pelo próximo papo), que, se Deus quiser, acontecerá muito em breve.


Pesquisar este blog