quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Saudade




Final deste 17 de setembro e me bateu uma vontade de fazer uma reflexão: como o tempo passa rápido. Há alguns minutos tenho tentado escolher as palavras que melhor expressem meu sentimento neste dia. O resultado destes meus devaneios é este texto que você está lendo agora. Por mais que outras palavras me venham a cabeça, uma certamente não pode deixar de ser citada: SAUDADE. Há exatos 12 anos, meu avô, Osvaldo Vergílio, deixava aos seus.

Ele, que me acolheu como um filho, e me ensinou tantas coisas. Uma pessoa justa, porém exigente, que sempre mimou este neto que vos escreve: a primeira caderneta de poupança, o danoninho quando chegava do mercado, as festas de aniversário, o privilégio de ser o primeiro a ler o jornal - ele até separava a coluna que eu mais gostava - e tantas outras lembranças.

De lá para cá, quanta coisa aconteceu. O menino, então com 14 anos, cresceu. Terminou a oitava série, o ensino médio, ingressou na faculdade, viu sua avó também partir e conquistou o seu diploma. Embora não estivesse presente fisicamente, tenho certeza de que ele estava comigo nestes - e, em todos os outros - momentos da minha vida, inclusive agora.

É lógico que eu me lembro com carinho de todos estes mimos, mas o que mais importante não foram as coisas que ele me deu, e sim as que ele me ensinou. A única coisa que espero é que, onde quer que ele esteja, ele tenha orgulho do homem que o neto se tornou. O tempo passa, mas a saudade fica. Valeu vô!!!

sábado, 12 de setembro de 2009

"Os Normais 2" é engraçado, mas primeiro filme é melhor



Hoje fui ao cinema e assisti "Os Normais 2: A noite mais maluca de todas" (veja o trailer acima). O ponto de partida é a crise enfrentada pelo casal Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres), noivos há 13 anos. Para que o relacionamento não apague de vez, ela topa realizar um sonho dele: um "ménage a trois". Então, o casal passa a noite toda indo atrás de mulheres que topem cair na cama com eles.
Não há bem uma trama, mas uma série de esquetes numa comédia de erros. A primeira tentativa é a prima de Vani, Silvinha (Drica Moraes); depois entram na lista Débora (Claudia Raia), Clara (Daniele Suzuki), uma francesa (Mayana Neiva) e por aí segue. Talvez esteja aí o principal erro do filme.
Ao contrário do primeiro longa, em que Marisa Orth e Evandro Mesquita também roubaram a cena como ex-noivos dos protagonistas, neste, os outros atores limitam-se a "participações especiais". Lembra muito as esquetes dos programas de humor da televisão, piada pura e simples. Cada ator aparece pouco, na medida em que toda a ação se desenrola em apenas uma noite; daí o título.
Embora tenha sentido falta de um envolvimento maior com a história desses personagens (eles poderiam ter sido mais aproveitados, se fossem em menor número), há momentos engraçados, principalmente durante a passagem da dupla por um hospital. Mas nada que supere o primeiro filme.

PS: SPOILER. Se você não gosta, pare por aqui. Já há alguns anos especula-se que a Globo vai produzir uma nova safra de episódios da série para TV. O boato da vez é que uma mini-temporada já estaria garantida para 2010, que começaria exatamente onde esse filme parou: Rui e Vani finalmente se casam. Resta-nos torcer para que a notícia se concretize. E também para que Alexandre Machado e Fernanda Young (os roteiristas e idealizadores da série) estejam mais inspirados. Apesar de não ser ruim, "Os Normais 2" ficou devendo. Eu, pelo menos, esperava mais. Será a "maldição" das continuações?

Pesquisar este blog