segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O sagrado direito à privacidade

Sem dúvida nenhuma, a internet é uma das mais importantes invenções de todos os tempos. Certamente, eu gastaria tempo considerável aqui se resolvesse listar os benefícios e confortos advindos da nova tecnologia. Fronteiras físicas foram abolidas, aproximando pessoas com interesses em comum, independente de onde se esteja.
O veículo é também uma importante ferramenta de comunicação, trazendo aos seus usuários informações "em tempo real". Isso sem falar na febre dos comunicadores instantâneos (msn) e redes sociais (orkut). A mais nova febre atende pelo nome de twitter, uma espécie de micro-blog que caiu no gosto de pessoas - inclusive os artistas - e empresas.
Com isso, parece óbvio dizer que as pessoas estão cada vez mais superexpostas. Seja por uma conversa via msn, ou chat, o acesso a intimidade nossa de cada dia está mais fácil. Aí que mora o perigo. Se você é famoso, deve redobrar os cuidados: por dinheiro, algumas pessoas usam de técnicas pouco éticas para capturar artistas em momentos íntimos. A partir daí, tem início um leilão da sua privacidade
O fato é que, mesmo sendo uma atitude condenável, os olhos da sociedade se voltarão para quem foi "pego" e não para quem arquitetou a estratégia. Com isso, fica evidente uma inversão de valores. Quando o assunto é legislação, a internet ainda engatinha, mas uma coisa é certa: é preciso mudar!

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog