terça-feira, 17 de novembro de 2009

DICA DE FILME: DESEJO E REPARAÇÃO


Os protagonistas James McAvoy e Keira Knightley





Amigos, como estão? Hoje, neste espaço, vou, mais uma vez, comentar e indicar um filme, diga-se de passagem, um dos melhores que já assisti: trata-se de “Desejo e Reparação” (Atonement, Reino Unido/ França, 2007). Adaptação do best seller “Reparação”, de Ian McEwan, o longa-metragem é o segundo trabalho de Joe Wright como diretor – o primeiro foi “Orgulho e Preconceito (2005) – e sagrou-se vencedor do Globo de Ouro no ano passado, na categoria drama.

Na década de 30, somos apresentados a Briony Tallis – no decorrer da história, o papel é interpretado por três atrizes, demarcando as diferentes fases da vida (infância, juventude e velhice): Romola Garai, Saoirse Ronan e Vanessa Redgrave, respectivamente – e toda a sua família.

Aos 13 anos, a garota tem uma imaginação fértil, típica de quem adora escrever estórias. A personagem assiste aos acontecimentos do mundo adulto e os interpreta de maneira bastante peculiar. Algumas situações são mostradas mais de uma vez: primeiro, sob o ponto de vista de Briony, depois, dentro do contexto em que aconteceram. Este “jogo” com o espectador é um dos pontos altos do filme: “Desejo e Reparação” fala sobre os mundos que criamos em nossas mentes e como essas imagens são capazes de mudar destinos, nem sempre para um melhor futuro.

Na noite em que seu irmão mais velho regressa à família, junto com um amigo, é oferecido um jantar em comemoração à volta dele. Enquanto todos os convidados – ou, pelo menos, a maioria deles – estão à mesa, a melhor amiga de Briony é violentada. O depoimento da jovem escritora mudaria para sempre a vida de todos os personagens: ela acusa o filho da governanta, Robbie Turner (James McAvoy), que, na verdade, é o amor secreto de sua irmã Cecília (Keira Knightley). Pouco tempo antes, Briony os flagraria entregues ao desejo na biblioteca, em seu primeiro e único momento de amor até então.

Assim, Turner é preso e depois se torna combatente de guerra. Já aos dezoito anos, Briony se dá conta da dimensão do seu ato e arrepende-se por ter tirado de sua irmã a chance de viver um grande amor. Mas a culpa pelo falso testemunho a atormentará até que o momento em que ela finalmente encontra uma forma de reparar o seu erro. Resta saber se, mesmo com sua redenção, os outros personagens conseguirão ser felizes.

Com um final surpreendente, “Desejo e Reparação” também vale pelas belas atuações e por sua fotografia, que vai ficando mais sombria à medida que a película retrata os horrores da guerra. Em alguns momentos, a trama se desenrola num ritmo mais lento – se você está acostumado com a dinâmica dos filmes de ação, pode ser que estranhe um pouco – mas, mesmo assim, a indicação vale muito à pena. 



Então vamos combinar uma coisa? Depois de dar uma zapeada nos outros posts dest blog, vá até uma locadora e prepare a pipoca: tenha certeza de que você não vai se arrepender.

Até a próxima!



(*) Ligeiramente adaptado da versão publicada na coluna "De tudo um pouco", assinada por mim, no Jornal do Povo de Ibiúna.

Um comentário:

Renata C., UMA ESPOSA EXPATRIADA disse...

Ainda não posso assistir os lançamentos aqui na Tailândia... mas tudo bem!
Adorei o "espação" que vc ganhou no BLOG. Depois me conta como fez isso?
Passei aqui pra te dizer que deixei um selinho de presente para vc lá no BLOG! Bj!
http://umaesposaexpatriada.blogspot.com/

Pesquisar este blog