quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Então é Natal...



 



“Então é natal / e o que você fez? / o ano termina / e nasce outra vez”. A letra dessa tradicional música natalina nos leva a uma reflexão: o que fizemos de bom nesse ano que passou? Há motivos para comemorar? Pare para pensar por um momento e faça um balanço de tudo o que aconteceu neste ano.

Ao invés de se lamentar por aquilo que ainda não conquistou, procure valorizar as oportunidades que surgiram em seu caminho e reconheça as coisas boas que aconteceram. Numa época em que as pessoas renovam as suas promessas, na esperança de terem seus pedidos atendidos, é importante saber agradecer, afinal, já fomos abençoados com o dom da vida.

E, cá entre nós, não existe presente mais precioso. Viver é um turbilhão de emoções, mas fazer com que essa experiência valha a pena só depende de cada um de nós. Se o mundo está ruim, podemos ajudar a melhorá-lo. Para isso, basta fazer com que o espírito de Natal perdure o ano inteiro ou, em outras palavras, exercite a paz, amor, solidariedade e perdão não apenas nessa época.

Lembre-se que, acima de tudo, a data celebra o nascimento de Jesus Cristo. É tempo de presentear as pessoas com as quais convive com um belo sorriso ou um gesto de carinho e fazer o bem; seja o papai Noel de alguém. Pequenas ações somadas geram uma grande transformação, mas a principal mudança deve ser a interior.

Aproveite esta época do ano e livre-se dos velhos hábitos. Uma jovem, que entrevistei para uma matéria recente, parece ter a receita. Ela diz que “é preciso abrir ao novo e a provar de tudo com os olhos bem abertos, para não perder um detalhe ou minuto sequer. Você pode descobrir facetas tuas que até então pareciam improváveis, e tonalidades no mundo que não existem na tua caixinha de lápis de cor”. Poético, mas absolutamente verdadeiro.

E é nesse clima de otimismo e esperança que me despeço de 2009.  A vocês, caros leitores que me acompanharam neste ano, um obrigado verdadeiro e a certeza de que continuaremos juntos em 2010, falando sempre de tudo um pouco.

Que Deus ilumine nossos corações e nos provenha de sabedoria para que façamos as escolhas certas. O ano que começa tem tudo para ser melhor, mas não se esqueça: fazer disto uma realidade só depende de você. Não espere que as coisas “caiam do seu”. Corra atrás e faça valer os seus direitos: não desista nunca!


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog