quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cave suas próprias oportunidades e reinvente-se





Olá, meus caros. Tudo bem? Para começar o texto de hoje, recordo a maneira como encerrei meu último post. “Reza a lenda que o ano começa, de fato, depois da folia (para mim, particularmente, 2010 já começou faz tempo)”. Então, já que é assim, a hora é de correr atrás e transformar nossos projetos em realidade.

E como fazer com que isso aconteça? Certamente, não adianta ficar sentado esperando que as coisas caiam do céu. Cabe aqui, uma ressalva importante: esse conselho também vale para àqueles que estão numa situação estável, com um bom emprego, um (a) namorado (a). Digo isso porque é uma tendência natural do ser humano se acomodar quando as coisas estão confortáveis. Mas, como diz uma amiga, “o sol nem sempre nasce todos os dias” – momento filosofia de boteco – e, com isso, as pessoas não se preparam adequadamente para as adversidades.

Talvez este seja o maior erro do ser humano. Quem de nós não quer ter o seu trabalho reconhecido? Todos. Pois bem. Muitas pessoas lutam por uma promoção e, quando conquistam esse objetivo, acreditam que alcançaram o topo. Não é bem assim. Aperfeiçoar as suas habilidades é sempre necessário. Afinal, não é possível prevê quando uma crise chegará e obrigará a sua empresa a fazer cortes. Nesta hora, os que estiverem mais bem preparados, fatalmente terão mais chances.
 
Corra atrás daquilo que deseja: você nunca deve apostar todas as suas fichas e depositar todas as esperanças num único projeto, pois nem sempre as coisas acontecem da maneira como foram planejadas. Se você foi pego de surpresa com uma notícia desagradável, não se lamente, reinvente-se! Ao invés de procurar culpados, busque oportunidades: aproveite para pôr em prática ideias engavetadas. Se você não arriscar, nunca vai saber o potencial real das suas criações. O lado bom de um período difícil é que ele nos obriga a procurar novos caminhos, a descobrir novas habilidades.

Outra dica importante é ser flexível. Trocando em miúdos, isto significa estar disposto a fazer concessões! Expanda seus horizontes e amplie a sua visão de mundo. Se você, minha leitora, está em busca de um namorado, por exemplo, pare de procurar em todos os caras que encontra um príncipe encantado: eles só existem nas histórias infantis. A ideia aqui não é defender os homens (ou sapos, como queiram), apenas ressaltar que, enquanto seres humanos, todos têm qualidades e defeitos. Conviver bem com isso é sinal de sabedoria.

Saia de sua casca: permita-se viver novas experiências e enfrentar novos desafios. Se você conseguir enfrentar uma situação nova com tranquilidade, terá dado um passo importante rumo à maturidade. Com isso, você ganha experiência para ser usada nas horas difíceis. Para terminar, um último conselho: se você está passando por um momento adverso, a única certeza é que ficar reclamando, sem arregaçar as mangas, não adianta nada.
 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog